Orientações para matrícula dos alunos novos (2019/1)
A solicitação de matrícula deverá ser feita no período de 1º a 6 de março de 2019, no Portal da Pós-graduação (https://posgraduacao.ufms.br/portal).
A seguir, estão as disciplinas e horários:
Terça-feira: Tópicos Especiais: Administração Pública no Contexto de Direitos Fundamentais (OPT), das 07:30 às 12:30 horas; primeira aula em 19/03; Profa. Luciani Coimbra.
Quarta-feira: Fundamentos Jus-Filosóficos e Antropológicos dos Direitos Humanos (OBR), das 07:30 às 11:30 horas; primeira aula em 13/03; Prof. Antônio Hilário.
Quarta-feira: Tópicos Especiais: Acesso à Justiça: Métodos Adequados de Resolução de Conflitos (OPT), das 14:00 às 18:00 horas; primeira aula em 13/03; Profs. Nilton e Ynes.
Quarta-feira: Tópicos Especiais: Direitos Fundamentais da Área Penal (OPT), das 18:30 às 22:30 horas; primeira aula em 13/03; Profa. Andréa Flores.
Quinta-feira: Mecanismos Alternativos de Soluções Sustentáveis: tributação e meio ambiente (OPT), das 07:00 às 12:00 horas; primeira aula em 14/03; Profas. Lídia e Maurinice)*.
Quinta-feira: Direitos Culturais e Dignidade Humana (OPT), das 07:00 às 12:00 horas; primeira aula em 21/03; Profas. Lídia e Maurinice)*.
Quinta-feira: Tópicos Especiais: O Processo Penal à Luz dos Direitos e Garantias Fundamentais (OPT), das 13:30 às 18:30 horas; primeira aula em 14/03; Profa. Rejane.
Quinta-feira: Tópicos Especiais: Metodologia do Ensino para Educação em Direitos Humanos (OPT), das 18:30 às 22:30 horas; primeira aula em 14/03; Profs. Elisaide e Luc.
Sexta-feira: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Direito (OBR), das 08:00 às 12:00 horas; primeira aula em 15/03; Profs. Lívia e Luís Antônio.
Sexta-feira: Teorias Contemporâneas do Direito (OBR), das 14:00 às 18:00 horas; primeira aula em 22/03; Prof. Vladmir.
OBR: Disciplina obrigatória OPT: Disciplina optativa
Além das disciplinas acima elencadas, terá a oferta da disciplina Geobiossistemas e a Proteção Jurídica dos Processos Ecológicos Essenciais (OPT), de forma concentrada, no período de 18 a 30 de março de 2019**, sob a responsabilidade do Prof. Antônio Conceição Paranhos.
A lista de ofertas completa encontra-se disponível em https://posgraduacao.ufms.br/portal/ofertas/index/244.
* Disciplinas com aulas quinzenais, alternadamente.
** Disciplina concentrada, a ser realizada de 18 a 29 de março de 2019, com aula de campo no dia 30 de março de 2019 (período integral). As aulas de 18 a 29/03 ocorrerão nas dependências do Mestrado em Recursos Naturais (Unidade 7A), das 18:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta-feira.
Obs. 1: Todas as disciplinas são de 60 horas (4 créditos).
Obs. 2: O calendário/cronograma de cada disciplina será informado pelos professores, conforme seus planos de ensino.
Obs. 3: Os alunos que forem realizar estágio de docência no semestre 2019/1 deverão solicitar matrícula em “Estágio de Docência” e entregar na Secretaria do Curso o plano de atividades, devidamente assinado pelo aluno e pelo orientador. Formulário disponível em https://ppgd.ufms.br/formularios/. A entrega deverá ocorrer até o dia 07/03/2019.
Obs. 4: Eventuais pedidos de convalidação/aproveitamento de créditos deverão ser feitos mediante formulário próprio, até o dia 15/03/2019, já com o aval do orientador. Formulário disponível em https://ppgd.ufms.br/formularios/. O formulário, acompanhado dos documentos comprobatórios (histórico/certificado e ementa/programa) devem ser entregues na Secretaria do Curso, até o dia 15/03/2019. Observamos que as disciplinas cursadas no Mestrado em Direito/UFMS não têm o aproveitamento automático, ou seja, também deverão ter o pedido de aproveitamento, caso obtenha parecer favorável do(a) orientador(a). Em caso de dúvidas, consulte a Coordenação/Secretaria do Curso.
Obs. 5: Os alunos da turma 2019 devem solicitar matrícula nas disciplinas obrigatórias acima relacionadas, bem como nas optativas que desejar. Recomenda-se que a escolha das disciplinas optativas seja feita em conjunto com o(a) orientador(a).
Obs. 6: As aulas ocorrem no Complexo Multiuso da UFMS, localizado em frente ao Restaurante Universitário, na sala 8.
Obs. 7: Após a confirmação das matrículas, os alunos receberão informações sobre forma de requerimentos, obtenção da Identidade Estudantil (carteira da biblioteca), acesso ao Wifi, entre outras.